terça-feira, 31 de agosto de 2010

Tutoriais de Casemod! - Aprenda como se tornar um modder!!!

É isso mesmo! Se você sempre quis personalizar o seu PC, do tipo colocar neons, fazer overclockins, colocar adesivos ou gráfitar seu PC e até colocar tampas laterais de acrílico pra mostrar a sua criança, bem ... seus problemas acabaram! Bem você deve estar querendo saber ''como eu enveneno minha maquina?'', no caso de sim, calma ae ''Brian O´Connor''! Primeiramente, entenda qual é o nome dado à essa modalidade e o que significa essa ''arte de tunnar computadores''.

1º Passo: ''O que é casemodding?''



Em primeiro lugar, uma explicação léxica: o termo é composto por duas palavras inglesas que significam respectivamente, caixa e modificar. “Case” pode se referir a tudo quanto é caixa destinada a guardar algum objeto, desde documentos, instrumentos musicais, componentes eletrônicos, armas, notebooks, etc. Em português, a tradução mais adequada, no caso de computadores, é gabinete. Já a palavra “modding”, por seu lado, e, isoladamente, teria uma gama de significados que não caberiam neste texto, mas a base é realmente “modificar”, “mudar, “adaptar, “transformar” a aparência e a funcionalidade de alguma coisa.

Donde surgiu a necessidade de modificar o gabinete do computador? Esta é uma ótima pergunta, infelizmente sem uma resposta específica. Devemos assumir que, no momento em que surgiu a primeira necessidade de adaptar um gabinete ou outro componente qualquer a algum uso específico de algum usuário em alguma parte do planeta, começou a se fazer um modding. Abrangente, não?
Assim como é abrangente a “arte” de modificar os gabinetes. Sim, por que arte é tudo aquilo que provém do gênio humano, toda a atividade na qual se emprega um mínimo de engenho do homem é considerado arte, no sentido amplo da palavra, ou, para os lingüistas apaixonados, lato sensu. Muda-se de tudo, desde a cor – aspecto estético – , passando pela disposição das peças – aspecto prático (ex.: portas USB no painel frontal) – até o projeto original do gabinete – aspecto funcional (ex.: instalação de ventoinhas adicionais).
Podemos dizer então que “case modding” é a arte de modificar a aparência e a funcionalidade de um gabinete de computador, a fim de atender a necessidades de ordem prática, funcional e estética.
2º Passo: ''O que é Overclocking?''
Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência, definida em hertz  mais alta do que a especificada pelo fabricante. Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware. O overclocking pode resultar em superaquecimento do processador, instabilidade no sistema e às vezes pode danificar o hardware, se realizado de maneira imprópria.
A velocidade padrão de um componente está assegurada pela tensão (Volt) a que ele está definido para trabalhar. Existe uma margem ascendente (às vezes grande) de frequência que o componente tolera com essa mesma tensão até chegar a uma frequência onde é perdida a estabilidade, sendo necessário compensá-la com o incremento de tensão, aumentando consequentemente a temperatura.
O overclock pode ser aplicado basicamente a quatro componentes de hardware:
  • Processador
  • Placa-Mãe
  • Memória
  • Placa de Vídeo

Nota-se que quem procura o overclock é o gamer, entusiasta ou utilizador de software que realmente requeira grandes recursos computacionais.
A velocidade do clock num processador é definida multiplicando a velocidade da BUS pelo multiplicador, os quais estão definidos de fábrica (as vezes a velocidade da BUS pode ser designada por outros termos ou siglas, como HTT ou FSB (Front Side Bus).
O overclock está diretamente relacionado com o aumento de consumo de energia, sendo necessário ter a certeza de que a fonte de alimentação consegue alimentar (de forma estável) a potência necessária ao funcionamento do sistema em overclock. Ao consumir mais energia irá, obviamente, ter que dissipá-la por forma de calor, portanto é necessária uma boa refrigeração. Portanto, se quer iniciar no overclock, a fonte de alimentação e a refrigeração serão as primeiras etapas.
O sucesso do overclock está dependente das potencialidades de todo o hardware envolvido, onde o essencial, em primeiro lugar é a placa-mãe, depois o processador e só então a memória. Recomenda-se que seja feito a partir da BIOS mas também é possível fazê-lo por software ou alterando fisicamente os componentes.
Mas overclock não trata apenas de aumento em Mhz ou em multiplicação, nos processadores também podem ser alteradas suas diferenças de potencial para aumento de carga ou sua diminuição (underclock).
Isso pode ter certas consequências, das quais se destacam a diminuição da vida útil do hardware e o aumento de temperatura do dispositivo. Podendo até provocar a fusão dos componentes do computador. Esse aumento da temperatura é solucionado com o resfriamento do hardware.
Refrigeração
A maioria dos sistemas de refrigeração é projetada para computadores que não utilizam o overclocking, mesmo assim, hoje em dia, encontramos cada vez mais métodos eficazes para soluções de refrigeração, como ventiladores poderosos, dissipadores de calor, refrigeração a água (watercooler). Com isso aumentando a possibilidades de overclokcking, Pois ao fazê-lo você estará aumentando a freqüência (velocidade) e a voltagem de operação do processador, que fará com que o processador aqueça mais do que deveria, então é necessária uma refrigeração voltada para esse processo. Quanto maior o valor do overclocking, mais será necessário refrigerá-lo.
Dissipadores de calor muitas vezes são feitos inteiramente de cobre, que possui uma alta condutividade térmica, mas o custo é elevado. Sendo assim é muito comum a utilização do alumínio, que tem uma condutividade térmica mais pobre , mas é significativamente mais barato que o cobre. Muitos dissipadores de calor combinam dois ou mais materiais para atingir um bom custo-benefício.
Prozessorkühler 2.jpg
A refrigeração a água segue o mesmo principio de sistemas de refrigeração de motores automotivos. Este sistema veio para combater a refrigeração a ar, permitindo assim melhor resfriamento dos componentes, conseguindo-se maiores valores de overclocking nos diferentes tipos de hardware.
Existem outros métodos que podem ser utilizados em casos extremos, como o nitrogênio líquido, hélio liquido e gelo seco. Estes métodos são geralmente impraticáveis em longo prazo, por exemplo, os transistores a base de silício irão se degradar a temperaturas abaixo de -173 °C e geralmente parar de funcionar em temperaturas de -233 °C.
Vantagens
  • O utilizador pode, em muitos casos, adquirir ou possuir um equipamento lento, com componentes mais baratos e fazer nele um overclock que poderá dar um ganho extra em desempenho, tornando seu equipamento com desempenho aproximado, igual ou até melhor que um mais caro.[carece de fontes?]
  • Maior desempenho em jogos, codificação, edição de vídeos e um adicional ganho em velocidade nas tarefas, sem nenhuma despesa adicional. No entanto, aumentará o gasto de energia. Particularmente, para entusiastas que regularmente atualizam seus hardwares, overclocking pode aumentar o tempo que um upgrade é necessário.

Agora que você já sabe o que são esses dois conceitos, Casemodding e Overclocking, agora você deve aprender as ''girias''  que existem entre os Geeks(Nerds de computadores, como eu XD) quando se trata de Casemodding e Overclocking.

Dicionário Modding:

Ball Bearing: Representa uma das características das ventoinhas. Uma ventoinha é ball bearing quando o seu rolamento é feito através de esferas (normalmente 2 ou 4), este tipo de ventoinhas tem uma duração de vida muito maior que as sleeve bearing (bucha) e produzem menos ruído, já que a fricção entre os componentes é feita de forma mais suave, sendo na sua maioria feita no rolamento.
Baybus: Aparelho que ocupa uma baia do gabinete, usado para controlar ventoinhas através de interruptores, interruptores estes que podem ser de vários tipos, 2 posições ON/OFF, 3 posições ON/OFF/ON e outros, geralmente um baybus também inclui leds para se distinguir mais facilmente o estado dos interruptores. Podemos afirmar que um baybus é um elemento de utilidade para quem possui algumas ventoinhas e as quer controlar, mas também tem o seu interesse pela parte estética.
Block: Dissipador para processador, chipset ou placa de vídeo que é utilizado em um sistema de water cooler.
Blow Hole: Este termo é usado para definir um buraco no case onde é aplicado um fan, mas não é um buraco qualquer! Ele tem a característica especifica de conduzir o fluxo do ar para o interior do case, geralmente em forma cilíndrica ou cônica (com a base maior virada para o exterior ou para o interior dependendo das situações).
CFM: Cubic Feet/Minut, é uma medida que avalia o fluxo de ar, este termo está associado às ventoinhas já que elas produzem um determinado fluxo de ar, quanto maior for o valor em CFM da ventoinha mais ar ela desloca e consecutivamente resfria mais eficientemente.
Cold Cathode: Neon especial que não produz calor e gera uma luz mais intensa que os neons comuns.
Copper Shim: Adptador para proteger o processador do cooler ou do block. Aonde SHIM significa “calço” e Copper cobre.
CPU: Central Processing Unit, unidade central de processamento ou mais conhecido como processador.
dB(a): DeciBell. É uma medida do ruído, este termo aparece quase sempre que se fala em fans, porque a maior parte de nós nos preocupamos bastante com o ruído. Para terem uma melhor noção dos valores reais que essas medidas indicam, pode-se dizer que até 20db(a) é um som praticamente inaudível, de 20 a 25 ouve-se, mas pouquíssimo, de 25 ate +/-30 já começa a se ouvir, de 30 a 40 já começa a incomodar, de 40 para cima é insuportável. Claro que há pessoas que tem um ouvido mais apurado que outras e há pessoas que se incomodam com determinados ruídos e outras não, dai esta apreciação ser discutível e não deixa de ser pessoal.
Default: Este termo é usado no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, diz-se que algum componente ou configuração está em default quando se encontra com as características de base/fábrica.
Dremel: Aparelho usado para cortes de precisão em metal, plástico, acrílico e madeira. Serve também para limar e aperfeiçoar todo o tipo de cortes.
El-Cable: Também conhecido estranhamente como FIO-LUZ. É um cabo muito bom para se iluminar partes externas ou detalhes dos Mods, pois é totalmente maleável não esquentando e tem uma vida útil muito alta.
Eletro – Luminescencia: É uma tecnologia (usada nos EL-Cables) que consiste em uma camada condutiva de fósforo, que se ilumina quando é aplicada corrente AC.
ExtremeCooling: Resfriamento extremo, este tipo de cooling abrange todos os tipos de resfriamento no seu mais alto grau. É claro que depois o resultado varia conforme o cooling de base, mas geralmente consideramos apenas o LN2 e o Phase Change Cooling por serem tipos de cooling bastante mais agressivos (atingem temperaturas muito mais baixas) que o WaterCooling (apesar deste também poder ser muito agressivo em termos de temperaturas mínimas se combinado com algum métodos extremos) e o AirCooling.
Fanbus: Aparelho que faz a ligação entre as ventoinhas e um baybus, tem como finalidade de reduzir a quantidade de cabos que circulam dentro do pc.
Fanduct: Objecto geralmente de plástico em forma cilíndrica ou cônica que serve para direcionar o ar.
FanGuard: Grelhas para ventoinhas de computadores, existem vários modelos de grelhas, passando pelos modelos simples em que a grelha é feita com fios de ferro ate grelhas com figuras moldadas na sua estrutura, estas últimas tem seu interesse pela parte estética, mas pecam pela parte aerodinâmica, provocando maior fricção de ar, logo, mais ruído.
Full Load: Termo usado quando o processador está com funcionamento a 100%.
GPU: Graphics Procesing Unit, unidade de processamento gráfico ou mais conhecidas como processador da placa de vídeo. Hoje em dia todas as operações de cálculos relativos a grafismos, tratamento de texturas 2d e 3d, cores, etc são feitas diretamente através do GPU liberando deste modo o CPU para outras operações mais essenciais.
Grills: Nada mais são que grelhas ou grades de metal usadas para dar um melhor acabamento além de proteger os fans contra possíveis descuidos ou objetos.
HeatSpreader: Este termo é usado para identificar os dissipadores das memórias, sejam elas da placa de vídeo como do computador em si. Normalmente é apenas usado o heatspreader sem ventoinha, mas hoje em dia já existem heatspreaders com ventoinhas para quem pratique overclocking, são os chamados HeatSpreaders ativos.
InTake: Quando uma ventoinha está sugando ar para dentro de algo (onde está aplicada) como, por exemplo, do gabinete, diz-se que está InTake.
Laser Led: Este tipo de led é praticamente idêntico as leds comuns, mas produz um feixe de luz bastante mais intenso e menos difuso, ou seja, tem uma maior precisão no direcionamento do feixe de luz emitido.
LCD: Liquid Crystal Display, este componente é constituído pela mesma matéria que os monitores LCD, em termos de modding um LCD consiste num pequeno painel de baixa resolução, ligado através da porta paralela ou serial ao pc e que permite, por meio de programas especificos, a visualização de determinadas informações nesse mesmo painel. Permite visualizar praticamente todas as informações úteis que uma pessoa deseja, estando unicamente limitado ao programa usado e à sua resolução e dimensão (existem vários modelos de LCD), tais como temperaturas, informações sobre o mp3 ou faixa de cd, relógio, indicador de e-mail, entre outras coisas.
Led: Light Emitting Diode, componente eletrônico geralmente de 3mm ou 5mm (existe de outros diâmetros mas os que são mais usados no modding são estes dois modelos) que produzem cores, um bom exemplo do que é um led é aquela luz que todos os computares têm que indica se o disco rígido esta funcionando e se o computador está ligado.
LN2: Tipo de Extreme Cooling de perigosa manipulação, este tipo de cooling usa azoto liquido, que, além de ser um Cooling extremamente caro produz efeito num curto intervalo de tempo devido ao azoto liquido se evaporar ao contato com o ar, mas atinge temperaturas mínimas na ordem dos -190º.
Luz negra: Lâmpada fluorescente geralmente de 8 watts, não tem polaridade de voltagem exata (trabalha entre 110 e 220), precisa de fortes picos para movimentar o gás existente dentro da lâmpada e acender, isto é feito pelo starter que manda picos de 400 volts(é quando da os estalinhos) ou quando usado com inversor o mesmo que da os picos ate o gás acender.
Massa Térmica: Produto usado entre o heatsink(dissipador) e o processador de modo a provocar um melhor contato e uma melhor condução do calor entre estes 2 componentes para que o dissipador receba com maior facilidade o calor produzido pelo processador. Com uma boa massa térmica consegue-se reduzir em media a temperatura do cpu em cerca de 5º.
Mod: Nome que se dá à alteração/modificação feita no(s) componente(s) ou equipamento.
Modding: Termo usado para definir o ato de transformar/alterar componentes, seja ele de que tipo for e seja essa modificação de que tipo for (tanto a nível de circuitos de placas internas do pc, de modo a se conseguir melhorar o desempenho do mesmo, como modificações em relação ao aspecto estético).
Molex: Conector de 4 pinos usado nos computadores para ligar componentes internos como por exemplo: Ventoinhas; Discos rígidos; CDR; CDRW: DVD; Nesse conector o fio vermelho é a tensão de +5v o preto que se situa ao lado é a tensão de -5v, o amarelo é a tensão de +12v e outro preto é a tensão de -12v.
Neon: Tubo de vidro/plástico contendo no seu interior um gás (neón) que quando estimulado nos seus pólos com uma determinada tensão produz a luz. A luz de um neon normal é menos intensa que a luz produzida pelos cold cathods e tem tendência a aquecer.
Noise Blocker: É um tapete (de fibras) usado para diminuir o ruído revestindo o interior do pc, por vezes no lugar de se falar em noise blockers também se fala no termo acoustic absorption que significa absorção de ruído. Estes tapetes tem uma espessura variável (conforme a marca e modelo) de 20mm a 40mm, tem ainda a desvantagem de fazer com que as temperaturas aumentem consideravelmente no caso do pc ter uma má circulação de ar no seu interior.
OutTake: Quando uma ventoinha está jogando ar para fora de algo (onde está aplicada) como por exemplo do gabinete do pc, diz-se que está OutTake.
Overclocking: Termo usado para definir um estado não natural dum produto, mais precisamente para definir que o produto em questão está a funcionar acima das suas especificações de fabrica/default.
PC: Abreviação de Personal Computer, ou mais vulgarmente conhecido por computador.
Peltier: Pequena placa que fica entre o processador e o dissipador. Tem a capacidade de transportar calor de uma extremidade à outra, podendo chegar à uma diferença de até 100ºC entre a parte quente (superior) e a fria (inferior). Mas em compensação necessita de muitos Watts para funcionar, precisando muitas vezes, de outra fonte. Também requer uma boa ventilação no gabinete e um cooler adequado sobre ele. A melhor opção é usar um watercooler com o peltier.
Phase Change Cooling: Tipo de Extreme Cooling, este tipo de cooling usa Freon e o seu princípio de funcionamento baseia-se no fato de existir uma mudança do estado líquido para o estado gasoso do produto em questão dentro do sistema de forma a consumir/ absorver o calor. Há semelhança do que acontece com os congeladores/frigoríficos.
Resistor: É um componente que basicamente oferece resistência, oposição à passagem de tensão e/ou corrente elétrica e servindo (no caso do led) para não deixá-los queimar.
RheoBus: Variante mais recente dos baybus, este modelo, ao contrário dum baybus, possui reostatos no lugar dos interruptores, oferecendo um melhor controle da velocidade das ventoinhas, permite variar a tensão da corrente que alimenta as ventoinhas (conforme os modelos) entre 5v a 12v.
Sleeve Bearing: Representa uma das características das ventoinhas, uma ventoinha é sleeve bearing quando o seu rolamento é feito através de uma bucha, o que provoca uma maior fricção entre os componentes e consequentemente menor vida útil e maior ruído.
Spiraflex ou spiral: São cabos de plástico na forma de espiral usados para organizar melhor os fios dentro do gabinete, deixando o ambiente interno mais limpo.
String Neon: Este tipo de neons é o mais recente no modding, já existia há algum tempo para fim publicitários (painéis luminosos e afins), mas só agora foi implementado no modding. Este neon pode ser definido como um neon flexível, consiste num fio flexível especifico de diâmetro reduzido que quando alimentado a uma determinada tensão produz uma cor especifica.
Vcore: Nome dado para a frequência de energia que um processador irá receber, termo muito usado na pratica do Overclocking.
WaterCooling: Resfriamento a água, ideal para quem procura silêncio absoluto mas que ainda envolve algum investimento e domínio deste tipo de cooling, além de ter os seus riscos, que como todos devem imaginar, sao os vazamentos de água do sistema que podem provocar curto circuito e consecutivamente danificar os componentes atingidos.
Window Mod: Janela normalmente feita em acrílico numa das laterais do case, pode também ser na parte frontal ou no topo do gabinete, há quem use também vidro por ser mais resistente aos riscos mas tem o contra de ser bastante pesado e de difícil corte quando se trata de fazer formas especificas ao contrario do acrílico. Às vezes na própria janela de acrílico aplica-se um fan com ou sem leds de forma a criar um efeito de luzes agradável e também refrigerar o interior do case e os seus componentes.
Dicionário Overclock:
AGP: Acrónimo de Accelerated Graphics Port, surgiu em 1997 para satisfazer a exigência dos gráficos 3D que requeriam e requerem uma grande potência de processamento. Com o aparecimento deste novo Bus, foi possível criar placas gráficas que realizam individualmente todo o processamento gráfico, libertando significativamente o cpu para operações mais importantes. Este Bus funciona a uma frequência de 66Mhz e neste preciso momento existe o AGP 1x que debita 266Mb/s, o AGP 2x que debita 533Mb/s, o AGP 4x que debita 1Gb/s e o AGP 8x que debita 2Gb/s.
Bank Interleave: é uma opção que permite controlar o interface entre os módulos de ram e a CPU, possibilitando aos bancos de memória alternarem os seus ciclos de acesso e refrescamento.
Numa memória com 4 bancos, tendo o Interleave desligado o comportamento do sistema é o seguinte:
1.Refresh na memória;
2.CPU envia endereço #0 à Ram;
3.CPU recebe Data #0 da Ram;
4.Refresh na memória;
5.CPU envia endereço #1 à Ram;
6.CPU recebe Data #1 da Ram;
7.Refresh na memória;
8.CPU envia endereço #2 à Ram;
9.CPU recebe Data #2 da Ram;
10.Refresh na memória;
11.CPU envia endereço #3 à Ram;
12.CPU recebe Data #3 da Ram.
Por outro lado, com o Bank Interleaving ligado, uma mesma situação com uma transacção de 4 endereços, resultaria assim:
1.CPU envia endereço #0 ao Banco 0;
2.CPU envia endereço #1 ao Banco 1 e recebe Data #0 do Banco 0;
3.CPU envia endereço #2 ao Banco 2 e recebe Data #1 do Banco 1;
4.CPU envia endereço #3 ao Banco 3 e recebe Data #2 do Banco 2;
5.CPU recebe Data #3 do Banco 3.
Como é possível ver, com o Interleaving, o primeiro banco começa a transferir data para o CPU no mesmo ciclo que o segundo banco recebe o endereço do CPU. Sem interleaving, o CPU enviaria o endereço à Ram, receberia a Data pedida e depois esperaria pelo refrescamento da Ram antes de iniciar a segunda transacção. Isto desperdiçaria alguns ciclos de relógio. É por isto que a largura de banda sobe quando ligado o Interleaving.
Bench / Benchmark: Nome que se dá ao processo de testar através de software o seu hardware. Existem hoje vários programas que permitem testar o desempenho de componentes que vão desde o cpu, memorias, discos, ate aos modems. Estes programas servem essencialmente para verificarmos, controlarmos se o hardware está a funcionar correctamente. Realizando vários Benches podemos tentar melhorar o desempenho de diversos componentes através de várias técnicas, que vão desde o tweaking até ao overclocking, de modo a termos uma noção real do resultado das alterações que estamos a realizar podendo desta forma afinarmos (melhorar) o desempenho dos mesmos. Também exista quem use estas ferramentas como forma de competição, tentando afirmar-se como os que possuem os computadores mais velozes do planeta, isto na gama de computadores pessoais.
Bios: Acrónimo de Basic Input Output System. A bios consiste num conjunto de rotinas que estabelecem a comunicação entre o Sistema Operativo e o Hardware. A bios encontra-se alojada num pequeno chip da Motherboard e é de memória permanente, se esse chip for removido da Motherboard, é impossível arrancar o computador. A bios ainda faz um check-up de todo o sistema sempre que o computador é iniciado de modo a saber se existe algum componente danificado. É através da bios que conseguimos alterar definições do hardware de modo a podermos praticar Overclocking (esta é apenas uma da técnicas que existem para praticar Overclocking).
Bus: Termo usado para identificar os canais onde transitam sinais que estabelecem a comunicação entre os vários componentes, internos e externos, do computador e o processador. Geralmente sempre que falamos em BUS estamos implicitamente a falar em frequências já que trata-se de transferências internas de informação.
CAS (column adress strobe): Para melhor compreender o que é o CAS, aqui fica uma forma simplificada de como se processa a informação num módulo de ram: primeiro, o chip acede a uma matriz de memória, ao colocar um endereço referente aos pinos do módulo e ao activar o sinal RAS. Depois, dá-se um compasso de espera de alguns ciclos (aqui é o tRCD a funcionar), a seguir, a coluna de endereços é colocada nos pinos previamente endereçados, e o sinal CAS é activado, para aceder à coluna correcta da matriz na memória. Depois, a espera de alguns ciclos de relógio (ou “Ticks”, simbolizados por um T) dá tempo para que a informação apareça nos pinos da memória. O compasso de espera final é conhecido como CAS LATENCY.
Obviamente, valores menores resultarão em menor latência, e por sua vez maior performance. A memória pode ser visualizada como uma tabela e o CAS entra em acção sempre que é necessário mudar de coluna.
Chipset (Northbridge & Southbridge) : Conjunto de chips que asseguram a comunicação entre os diversos componentes de PC. Normalmente é formado por 2 chips designados por Northbridge e Southbridge. A Northbridge assegura e controla a transferência de dados entre três componentes: CPU, RAM e AGP. Por sua vez a Southbridge assegura e controla a transferência de dados nos restantes componentes: PCI, ISA, USB, Firewire, rato, teclado, etc.
Clock: Á primeira vista este nome podes-lhe dizer que isto tem alguma coisa a ver com relógios e na realidade não estão muito longe do que de facto acontece. Todos os cpu’s possuem uma frequência de funcionamento designada em MHZ ou GHZ, a esta frequência geralmente chama-mos velocidade do cpu, mas o termo correcto é Clock. Já que o cpu funciona a uma determinada frequência interna que só se consegue calcular através da quantidade de ciclos por segundo que consegue realizar, dai surgir o termo Clock (relógio interno = frequência interna do cpu) que vulgarmente os Overclcokers usam.
DIMM: Acrónimo de Dual Inline Memory Module, este termo é usado para identificar fisicamente memórias do tipo DDR/SDR e possui 168 contactos.
Firewire: Antigamente conhecido unicamente por IEEE 1394, este é um BUS que permite à semelhança do USB ligar vários periféricos externos, à velocidade de 400Mbps. Neste momento existe também o IEEE 1394B que permite velocidades de 800Mbps com fio de cobre e cerca de 3.2Gbps com fibra óptica.
FSB (Front Side Bus) : Como o nome o indica esta é a frequência mais importante num PC. É a mais importante já que ela é que controla a frequência dos outros BUS todos. Ao alterarmos a frequência do FSB estamos por defeito a alterar as frequências das memórias, das placas PCI e da placa AGP.
Latência: espaço de tempo que decorre entre um estímulo e a sua resposta.
Motherboard: Em português também se pode usar o termo placa mãe. Esta placa é a placa central do seu pc, dai a origem do nome. Esta placa gera todo o fluxo de informação que é trocada dentro do pc, ela é que lhe permite adicionar componentes ao seu computador de modo a ter mais discos, ou placas PCI que realizam determinadas tarefas. Sem a motherboard de nada nos servia termos placas de rede, placas gráficas, placas de som, discos, cpu’s, entre outras coisas. O que cada vez acontece mais é que algumas destas ferramentas (placa de som, placa de rede) já vêm incluídas na Motherboard, a estes componentes já incluídos na Motherboard designamos de ferramentas/componentes Onboard, esta técnica permite libertar slot’s PCI para outras coisas e não só. É preciso não esquecer que ao falarmos de informática estamos a falar num segmento comercial e quanto mais coisas tiverem as Motherboards, mais atractivas elas se tornam visto os preços não variarem muito pelo facto de ter ou não som Onboard, etc.
Multiplicador: Ainda conhecido por Multiplier, esta designação é habitualmente atribuída à relação matemática existente entre o clock do cpu e o FSB, geralmente este valor não pode ser alterado a não ser que se desbloqueie o cpu em questão, no caso dos Intel isso não é possível mas no Amd existe uma técnica relativamente simples que permite desbloquear o multiplicador do cpu. Mais concretamente um P4 2.4A possui um multiplicador de 24x enquanto que um P4 2.4B possui um multiplicador de 18x, isto deve-se ao facto de um P4 A ter um FSB de 400MHZ e as versões B serem de 533Mhz. Tal como referi de inicio o multiplicador está geralmente associado ao cpu, mas também é possível falarmos de multiplicadores para os diversos BUS, já que aqui também existe uma relação directa entre a frequência do BUS e a frequência do FSB, mas o valor desse multiplicador é completamente diferente do multiplicador do cpu já que aqui falamos de multiplicadores de 1/1, 2/3, 4/5, etc… OC: Acrónimo de Overclocking, para mais informações consulte a definição em questão.
Overclocker: Pessoa que pratique e/ou detenha conhecimentos de overclocking, o verdadeiro overclocker está sempre na busca do aperfeiçoamento das suas técnicas e procura sempre ter um sistema mais puxado e com melhor desempenho. Alguns Overclocker’s usam os seus conhecimentos para possuírem sistemas baratos e ao mesmo tempo com o melhor desempenho possível enquanto que outros pretendem deter sistemas de topo com desempenhos ainda não atingidos por variadíssimos motivos. Também chamado de Entusiasta.
Overclocking: Termo usado para definir um estado não natural dum produto, mais precisamente para definir que o produto em questão está a funcionar acima das suas especificações de fábrica/default.
PCI: Acrónimo de Peripheral Component Interconnection, surgiu em 1992, foi revisto pela primeira vez em 1993 dando origem a versão 2.0 e foi finalmente em 1995 que foi outra vez revisto dando origem a versão 2.1. É através dos Slots PCI’s que conseguimos ligar placas de rede, de tv, de som, scsi, entre muitas outras à Motherboard. A frequência do BUS PCI 2.1, vulgarmente usado nos dias de hoje, é de 33Mhz e permite transferências de dados na ordem dos 133-266 Mb/s.
Peltier: Componente pouco usado mas bastante útil que se coloca entre um waterblock e o cpu, este componente consiste numa placa especial ligeiramente maior que um cpu que numa das faces produz temperaturas negativas que variam com a sua potência (existem peltiers a partir dos 40Watts e podem ir ate 300 e tal watts) e na outra face produz temperaturas bastante elevadas que ate ao momento só conseguem ser arrefecidas eficazmente com sistemas de WaterCooling.
POT: Abreviatura de Potenciometer, ou mais conhecido por Potenciómetro em português. Geralmente este termo é usado para nos referirmos a uns potenciómetros que algumas PSU possuem, mas isso não é regra. O termo é valido para qualquer potenciómetro. Basicamente o que faz um pot é regular a tensão de uma linha de forma a podermos aumentar ou reduzirmos a mesma.
Ram: Acrónimo de Random Acces Memory, mais vulgarmente conhecido em português por memória. Existem vários tipos de Ram e com o tempo vão surgir cada vez memórias mais rápidas e com maior largura de banda dai existir uma evolução contínua neste tipo de componente. A Ram serve para armazenar dados temporariamente de modo a que o cpu possa, assim que lhe seja solicitado, processar esses dados e produzir algo de concreto para o utilizador.
RIMM: Diminutivo da expressão Direct Rambus Memory Module, este termo é usado para identificar fisicamente memórias do tipo Rambus e possui 184 contactos.
RMA: Acrónimo de Retorno de Material Avariado. Este termo é usado quando algum componente avaria e é necessário devolve-lo ao construtor para ser substituído.
SIMM: Acrónimo de Single Inline Memory Module, este termo é usado para identificar fisicamente memórias do tipo EDO (Extended Data Output) e FPM (Fast Page Module) e possui 30 ou 72 pins.
Slot: Componente físico que permite a ligação entre as diversas placas e a Motherboard. Para cada Slot existe um BUS.
Socket: Componente da Motherboard no qual se coloca/fixa o CPU. Existem vários tipos de socket’s para os diversos CPU’s.
Stepping: Termo Inglês adoptado para identificar com precisão um determinado CPU. É sabido que os fabricantes vão melhorando seus produtos e sempre que é lançada uma correcção/alteração ou melhoramento de um cpu esse para poder ser identificado fica com um stepping diferente. Por exemplo a Intel ainda fabrica os já velhinhos processadores FSB de 400Mhz baseados no core Northwood. A forma que existe de identificar um cpu deste tipo com precisamente a mesma frequência é sabendo o seu stepping. Por exemplo se formos ver os vários steppings existentes num P4 1.8A constatamos que esse processador existe com o stepping B0, C1, D1. Neste caso especifico o stepping B0 é o original, sendo que a Intel aquando do lançamento das versões B lançou uma revisão das versões A com o stepping C1 e mais recentemente com o lançamento das versões C a Intel realizou uma outra revisão das versões A que ficou com o stepping D1. Em muitos casos conseguimos saber se o processador é melhor ou pior para OC sabendo o seu Stepping.
Timings: São um conjunto de valores que permitem controlar a latência (ver latência) dos módulos de memória, optimizando assim o seu desempenho. Os timings principais são quatro costumam ser apresentados nesta ordem: CAS-tRP-tRCD-tRAS (p.e. 2-3-3-6).
tRAS (Row Active Delay):
 esta “feature” controla o tempo mínimo em que um banco de memória estará activo. A sua importância deve-se ao facto de ser o único timing em que o valor mais baixo não coincidir com o mais performante. Este atraso (“delay”) efectua-se entre a activação de uma fileira e a disponibilidade de ser carregada para um novo ciclo.
Uma analogia que melhor ajuda a compreender o significado deste timing é: imaginado a leitura de um livro, em que alguém sistematicamente fecha o livro ao leitor, obrigando-o a reabrir o livro e procurar a página onde estava para prosseguir com a leitura. O tRAS é o tempo que o livro permanece aberto, o que nas memórias constitui o tempo para executar todos os comandos, e caso o tempo seja curto (fechar o livro na cara do leitor), obriga a memória a iniciar o processo numa nova coluna, após a inicial ter sido truncada, resultando em perda de performance.
Segundo a Mushkin (conceituada marca de memórias) existe uma fórmula para calcular o valor a atribuir ao tRAS. Segue-se: o segundo “burst” de 4 tem pelo menos que ser iniciado e carregado para os buffers de saída antes que se possa fechar a página sem perder informações. Isso faz com que o mínimo tRAS deva ser tRCD + CAS + 2 ciclos (para temrinar o primeiro “burst” e iniciar o segundo). Esta fórmula não é 100% credível por isso é recomendado a cada utilizador testar diferentes valores para o tRAS, de forma a descobrir os timings mais estáveis e performantes para a sua máquina.
tRCD (Ras-to-Cas Delay): Este “timing” constitui o tempo que passa após um comando de leitura ou escrita ser designado até ao momento em que o banco de memória é activado. Quanto menor for o valor melhor a performance, à semelhança do tRP, um valor demasiado baixo pode causar instabilidade no sistema e corrupção de dados.
tRP (Ras Precharge Delay): Este valor determina quando uma coluna estará pronta depois de um comando Precharge for accionado. Se o tRP for demasiado longo for escolhido, poderá causar perda de performance, ao fazer com que a coluna não seja activada mais cedo. Por outro lado, se esse período for demasiado curto, a fileira pode não ser completamente carregada o que pode causar corrupção de dados cada vez que o controlador da memória tentar ler nessa coluna.
Tweak: Método usado para melhorar o desempenho do computador em si ou especificamente de algum componente ou programa. Existem vários métodos para isso, que vão desde alterar registos da bios, alterar manualmente o registo do próprio sistema operativo ou através de programas específicos, alterar configurações de alguns programas, activar opções escondidas ou alterar o quer que seja de variadíssimas maneira, inclusivamente através do uso de programas concebidos para o efeito desde que se melhore o desempenho de algo. Pode-se ainda entender que um tweak é uma forma não física de alterar o desempenho físico do computador.
Tweaker: Pessoa que essencialmente pesquisa bastante informação de modo a encontrar métodos de poder melhorar o desempenho físico do computador recorrendo para isso a métodos não físicos, esta pessoa não se contenta na busca e teste de tweaks já existentes mas tenta também conhecer o seu hardware e software ao máximo de modo a tentar descortinar tweaks que ainda não tenham sido revelados ou não sejam do domínio publico. Resumindo um tweaker é a pessoa que para alem de conhecer bastantes tweaks também procura descobrir novos tweaks.
Tweaking: Termo usado para designar que alguém está a aplicar Tweak’s.
USB: Acrónimo de Universal Serial Bus, este é um Bus externo (auto-alimentado) que permite ligar os mais diversos componentes. Existe neste momento o USB 1.0 com taxas de 12Mbps por periférico ligado e o USB 2.0 que permite taxas que podem chegar aos 580Mbps.
Vcore: Designação que se dá ao valor da voltagem que alimenta o CPU.
Vagp: Designação que se dá ao valor da voltagem que irá alimentar a placa AGP.
Vchipset: Designação que se dá ao valor da voltagem que alimenta a Northbridge.
Vdimm: Designação que se dá à tensão sobre a qual estão a funcionar as memórias do tipo DDR e SDR.
Vrimm (Vrambus) : Designação que se dá à tensão sobre a qual estão a funcionar as memórias do tipo RDR.

Bem, agora que já sabem o básico pelo menos vocês devem estar se perguntando: ''E quando é que vai começar esse tutorial?! Eu 'tô' doido pra colocar um monte de 'doidera' no PC!''. Então vamos lá, eu vou ser sincero, esses ''dicionarios'' e esses conceitos sobre Casemod e Overclock peguei da ''net'', então eu mesmo não formulei Tutorial nenhum mas tenho o link pra um site especializado em Casemod, e no caso, o ''MAIOR SITE DE CASEMOD DO BRASIL, O CASEMOBR''. Click aqui, esse link lhe mandará direto para uma série de tutoriais formulados pelos membros do CasemodBR, desde como fazer uma tampa de acrílico até à adaptar um controle de Playstation para o PC.

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