Materiáis
- 01 folha de lixa d
- 01 lata de tinta spray
- 01 rolinho de esponja para pintura
- 01 tampa de baia de 5¼”
- Jornal, fita adesiva, cuba ou bacia, água e panos para limpeza.
- Selador para plásticos(pode ser usado em spray)
Algumas considerações: neste tutorial vamos ensinar como pintar uma tampa de baia. Pode ser aquela que você cortou cuidadosamente para encaixar seu LCD e que ainda não recebeu o acabamento que merece. A técnica empregada foi a da pintura com tinta spray(esmalte sintético PPG, cor prata), sem acabamento de verniz porque, em condições normais, esta tampa não vai sofrer grandes esforços mecânicos ou maiores desgastes devido ao manuseio. Assim, a possibilidade da tinta descascar com o atrito ou outros esforços será muito pequena. Contudo, não abrimos mão da aplicação de selador para assegurar a correta aderência da tinta. Como tínhamos a mão apenas o selador em lata para aplicação com pistola, e esta não seria a técnica usada, a aplicação foi feita com uma alternativa barata e eficaz: o rolinho de esponja, encontrado em qualquer loja de ferragens e mesmo supermercados. Dica: lave-o bem em água corrente(e seque-o bem, é claro), para retirar eventuais pedacinhos de esponja que possam estar soltos e venham a aderir com o selador na superfície a ser pintada.
Antes de começarmos, lembre-se: escolha um local amplo e arejado para a pintura. A tinta pode causar intoxicação para quem não está acostumado. O uso de EPI(Equipamento de Proteção Individual-máscara/luvas/óculos) é importante e uma regra de bom senso.
1º passo: Comece preparando seu local de pintura. Forre bem a área com jornal e fita adesiva:
2º passo: Usando a lixa 600 e água, lixe a superfície da tampa da baia, de forma a deixá-la bem lisinha, retirando a rugosidade natural do material:
3º passo: Depois de bem lixada, seque a tampa com um pano limpo:
4º passo: Certifique-se de que a tampa esteja bem seca. Agora é hora de aplicar o selador. No meu caso, para não encharcar o rolinho com muito material, despejei um pouquinho de selador na tampa da lata, o equivalente a 25 ml, ou, 5 colheres de sopa (putz, parece receita de bolo!), suficientes para preparar a tampa e molhei o rolinho, conforme mostra a foto:
5º passo: A seguir, aplique o selador, passando o rolinho sem fazer força para não escorrer, sobre a superfície da tampa de baia. Procure segurá-la por uma das abas. Como o selador seca rápido, basta esperar uns minutinhos e já pode segurar na outra abinha para passar selador naquela que você estava segurando.
Deixe o selador secar por uns 15 ou 20 minutos. Se notar que ficou alguma sujeirinha, pode arrancá-la com a unha, porque solta fácil e, se não for retirada, irá aparecer com a pintura.
6º passo: Posicione a tampa na área de pintura, de forma que fique apoiada e não vire com a força do spray de tinta, conforme mostra a foto:
Antes de começar a pintar, agite BEM a lata de tinta por cerca de 1 minuto para diluí-la uniformemente. Não esqueça que a válvula da lata não tem a regulagem de uma pistola de pintura e tudo o que for feito para manter uma boa diluição ajuda bastante no resultado final. Isso significa agitar permanentemente. Eu tenho paranóia quando vou pintar com spray e estou o tempo todo sacudindo a lata, mas procure agitá-la por 10 segundos a cada intervalo de pintura.
Ainda, antes de aplicar a tinta sobre a tampa, “sinta” o spray pressionando a válvula e direcionando-o sobre a área coberta, para ver o comportamento do jato e a pressão que deverá exercer sobre a válvula. Aplique primeiro uma camada mais fina, com movimentos espaçados e a uns 20 ou 30 cm de distância. Note que a tinta ficará meio áspera. Não tem problema, espere uns 30 segundos e aplique nova demão, sempre em movimentos espaçados e mantendo a distância. Repita a operação até que a superfície comece a ficar com uma aparência lisa e uniforme. Fotografar procedimento de pintura é complicado, ainda mais com web cam, porque a tinta forma uma nuvem que embaça tudo. Assim, as fotos que consegui não são lá essas coisas, mas devem servir como noção.
Veja a seqüência de pintura:
Depois de pintada, esta deve ser a aparência da tampa, numa comparação com outra sem pintura:
E aqui, o resultado final:
Espero que tenham gostado do post sobre Casemod, aqui no caso, como pintar as baias do PC
(Obs: esse post foi pego do site CasemodBR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário